Creatina

A creatina é um dos suplementos vitamínicos mais utilizados pelos esportistas a fim de aumentar seu rendimento no desporte que praticam e caiu na graça do publico que se interessa cada vez mais pelo seu consumo mesmo que muitas vezes não saibam quais são os benefícios e malefícios, para saber mais sobre a creatina acompanhe este texto.

CreatinaA creatina é um ácido orgânico nitrogenado que é produzido de forma natural pelo nosso corpo e ela se sintetiza no fígado, pâncreas e rins para ter seu uso nas atividades de músculos e células nervosas.

Por que tomar creatina?

A creatina é um suplemento utilizado em dietas normalmente pelos esportistas, isto porque ela tem uma grande capacidade de energizar o corpo e de prepará-lo para a ação. A um nível mais profundo a creatina se junta com o ácido fosfórico e desta forma se tornam super energéticas em forma de fosfocreatina.

O consumo de creatina por meio de suplementação pode ser feito repetitivamente e os períodos de recuperação são breves, isto faz com que se aumente a energia do indivíduo e também a sua massa muscular.

Também foi comprovada a eficiência da cretina no tratamento de sarcopenia, isto é, a perda de musculatura que acontece de forma natural quando alguém envelhece.

Para os indivíduos que realizam varias atividades físicas, como os atletas e esportistas, a creatina permite que sua recuperação seja feita da forma mais rápida para que seja possível a continuação do treino dos grupos musculares repetidamente. A creatina também causa uma maior potencia dos músculos, fazendo com que os ciclos de exercício sejam mais prolongados, reduzindo o cansaço e permitindo uma maior velocidade, assim como maior potencia muscular e energética.

É importante porem que não se consuma a vitamina em excesso, a quantidade recomendada de creatina é dividida em duas fases do seu uso, a primeira fase que é a que repomos ao nosso organismo tudo que nos faltava e a segunda fase que apenas mantemos esta quantidade. Para a primeira fase é recomendado que se ingira entre 25 e 30 gramas diárias durante uma semana, e para a segunda fase se indica que ingiram doses de 5 a 10 gramas diárias.

O problema do sobrepeso causado pela creatina

A creatina é um produto natural e está permitido pelos órgãos de controle nacionais, porém não se pode afirmar que esta não cause nenhum dano a nossa saúde.

Algumas pesquisas indicaram que o consumo de suplementos de creatina pode gerar o aumento de peso nos indivíduos que buscam tratamento. Outros sintomas causados pelo consumo excessivo do nutriente são dores estomacais, diarreia e gases, mas os médicos garantem que isso não acontece quando se ingere a creatina de forma controlada.

Os suplementos com creatina causam o aumento de peso porque retém água no corpo, que ficam acumuladas nos músculos, e o aumento de peso por sua vez pode levar o paciente a desenvolver problemas renais.

Além destes efeitos colaterais, outros foram registrados como quando tomam o suplemento de creatina por muito tempo e o corpo deixa de fazer a síntese naturalmente. Ou seja, o corpo se acostuma a receber a vitamina de forma externa e reduz sua produção interna para evitar o gasto de energia.

Os especialistas garantem, porém, que estes efeitos são remediados quando se deixa de consumir a substancia. É recomendável beber muita água quando inicie a ingestão dos suplementos porque a creatina pode causar desidratação em quem a consuma, e também deve tomar o suplemento de forma pontual e controlada para que vários problemas sejam evitados e que o corpo se acostume a recebê-la.

Portanto o mais importante é sempre verificar se a suplementação realmente se faz necessária e então contatar um medico para toma-la da melhor forma possível.

Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.