O que são Suplementos Alimentares ?

Os suplementos alimentares, alimentícios ou nutricionais são concentrados naturais de vitaminas, minerais, proteínas e alguns nutrientes que servem para complementar as necessidades biológicas do nosso corpo. Os suplementos poderão ser encontrados na forma de cápsulas, pó, pastilhas, líquidos, granulados e tabletes.

Com a necessidadeO que são Suplementos ? do aumento de produção das nossas frutas e legumes, os produtores estão acabando com a rotatividade de culturas, o solo vem ficando cada vez mais pobre, não conseguindo fornecer a quantidade de minerais necessários à boa nutrição das plantas, além é claro, do alto índice de utilização de agrotóxicos nas plantações.

Com isso, as frutas e legumes que chegam as nossas mesas, já não têm mais quantidades ideais de nutrientes para suprir as nossas carências nutricionais.

Outro fator é que, para uma nutrição de vitaminas e minerais através do consumo de frutas, por exemplo, teríamos que consumir até 7 tipos diferentes de frutas, todos os dias, para absorver destas, as vitaminas e os minerais necessários, mas que sabemos que devido à rotina agitada que estamos vivendo, não temos a atenção ou cuidado de ter uma refeição balanceada e saudável.

Só estes fatos, já dão conta de que, é sim, necessário “suplementar” a nossa nutrição.

Além dos citados acima, temos também a necessidade de uso de suplementos alimentares quando passamos a praticar atividade física regular de média ou alta intensidade, que só a alimentação diária não poderá suprir as necessidades diárias do nosso corpo.

Existem suplementos importados que possuem ingredientes selecionados e de melhor qualidade do que os ingredientes presentes em nossas frutas e legumes, pois são extraídos de plantações ao redor do mundo, onde realmente as culturas são orgânicas e originárias de alguns países, como exemplo do Chá Verde, na China, do Aloe Vera no México, da Soja nos Estados Unidos, etc.

Quais são os tipos de suplementos alimentares?

Os suplementos são basicamente divididos em dois grupos:

• Micronutrientes;
• Macronutrientes.

Os micronutrientes são as vitaminas e os minerais, como o cálcio que é essencial para saúde dos ossos, o ferro que auxilia na prevenção da anemia e as vitaminas A, C e E que são poderosos antioxidantes e que protegem as células contra a ação dos radicais livres. Os micronutrientes não possuem calorias, portanto não engordam.

Ainda dentro da classe dos micronutrientes temos os fitonutrientes que são os compostos químicos presentes nas frutas e vegetais que dão cor as mesmas, estes, associados ao consumo de fibras e a boa hidratação são fatores que interferem na maior absorção dos nutrientes, importante para obter bom resultado com o uso de suplementos.

Os macronutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras e também as fibras. Os macronutrientes possuem energia e muitas calorias.

A proteína é o principal nutriente para desempenho, é formador de todos os tecidos do corpo, e associada à atividade física favorece o aumento da massa muscular.

É o nutriente que sacia mais a fome e gasta o dobro de calorias para ser digerida em relação aos outros macronutrientes. As proteínas mais utilizadas na suplementação são a proteína isolada da soja (a mais completa) e a proteína do soro de leite ou Whey Protein.

Os carboidratos são a fonte de energia do nosso organismo. Associado a proteína forma os neurotransmissores responsáveis pelo nosso humor entre outros fatores.

As fibras são classificadas como carboidratos e são importantes para a manutenção das funções gastrointestinais, e por consequente a prevenção de doenças relacionadas. As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis, as solúveis tem importante função no controle glicêmico, e as insolúveis, na fisiologia intestinal.

As gorduras são as reservas de calorias e a proteção térmica do corpo. As gorduras saturadas, a gordura animal ou as frituras, ao longo dos anos, vão se depositando e obstruindo as nossas artérias. As gorduras saudáveis melhoram a circulação não só das artérias como de todos os órgãos do nosso corpo.

Abaixo vídeo do Programa Bem Estar explanando de forma resumida, os Suplementos Alimentares.

Conte-me nos comentários o que você achou desse post e aproveite para ficar sempre de olho aqui no meu site… Estarei sempre atualizando com as melhores novidades desse mundo de nutrição, controle de peso e fitness.

Até a próxima.

Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.