Por Que Usar Suplementos Alimentares ?

A suplementação é fundamental e deve integrar o planejamento dos treinos físicos de esportistas e frequentadores de academia. Uma alimentação equilibrada também não pode faltar para melhorar o desempenho. Muitas pessoas que desconhecem a importância dessa combinação que envolve a dieta, exercícios físicos e suplementação, perguntam: Por que usar suplementos alimentares?

Os suplementos ajudam a repor perdas energéticas, manter a saúde e acelerar os resultados que a pessoa busca atingir fisicamente. Vejam na figura ao lado que, para uma nutrição diária balanceada, devemos consumir as proporções de 40% de carboidratos, 30% de gorduras e 30% de proteínas. A vantagem dos suplementos é absorção rápida e a presença de baixos níveis de gordura, além do balanceamento destas quantidades diárias.

Quando usados da forma correta, os suplementos proporcionam um grande avanço no desempenho físico de esportistas e demais praticantes de atividades que exigem muito do corpo. Quando utilizados em excesso, de maneira inadvertida, podem causar danos a saúde. Os suplementos servem como um combustível a mais para o corpo, além da alimentação adequada para compensar os gastos calóricos em competições ou treinos.

Por que usar suplementos alimentares?

Portanto, usar suplementos alimentares é importante porque garante uma vantagem nutricional superior para atender as necessidades do organismo. Esses produtos são cada vez mais usados por atletas de todos os níveis, como jogadores de futebol, de vôlei, lutadores, nadadores e praticantes de musculação. Isso porque encontram na sua composição os nutrientes que mais necessitam para terem melhor rendimento.

Suplementos disponíveis no mercado.

Existe uma grande variedade de suplementos alimentares no mercado para atender inúmeras necessidades físicas.

Eles podem ser encontrados na forma de comprimidos, tabletes, cápsulas, líquidos, pó, etc. As dosagens e combinações também variam, sendo que cada pessoa necessita de uma quantidade ideal de suplementação diária. Por isso, você deve usar suplementos alimentares com prudência.

Para saber o quanto você precisa, consulte um nutricionista ou busque informações com o instrutor da academia, para não correr o risco de fazer uso de uma suplementação inadequada. Doses ingeridas em excesso por um longo período de tempo podem sobrecarregar os rins, o fígado e causar problemas cardíacos. Por isso, faça uso de suplementos de forma saudável e orientada. Alguns suplementos mais vendidos são:

  • Amino;
  • Albumina;
  • Whey Protein;
  • Proteína de Soja.

A composição da maioria dos suplementos disponíveis no mercado é bem parecida. O Whey Protein e o BCAA, por exemplo, são basicamente compostos de proteínas e poucas gorduras, para evitar o ganho de muitas calorias. Os suplementos alimentares ampliam as taxas de proteínas armazenadas no corpo para trabalhar nas fibras musculares, o que garante um melhor desempenho nas atividades físicas gerando maior massa muscular.

Suplementos para emagrecer.

Quem busca emagrecer mais rápido, também pode ingerir suplementos associados a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Alguns produtos agem para acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura. Mas, não substitua as refeições por suplementos alimentares.

Para perder peso com saúde é preciso se dedicar a um programa de emagrecimento pouco calórico aliado a prática de treinos físicos intensos três vezes por semana. A suplementação é muito eficiente para quem deseja eliminar gorduras, desde que um bom suplemento seja escolhido.

Recomendações:

Quem tem interesse em aderir à suplementação alimentar deve investir numa alimentação balanceada, composta de verduras, legumes e frutas, além de consumir muita água para manter o corpo hidratado. É importante também evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, que podem prejudicar o preparo físico e extrair os nutrientes fornecidos pela alimentação, que deveriam ser armazenados no organismo.

Antes de usar suplementos alimentares específicos para seu perfil corporal é necessário realizar um planejamento de treinos para conquistar a sua meta. Caso o seu objetivo seja ganhar massa muscular, emagrecer, aumentar o potencial energético, a força e até mesmo ganhar peso para definir o corpo, procure o suplemento alimentar apropriado para atender a sua necessidade em nutrição.

É importante destacar que os suplementos alimentares funcionam apenas quando atividades físicas são realizadas. Caso uma pessoa sedentária tome suplementos é possível que engorde, já que não vai queimar a energia consumida. Para a suplementação fazer efeito também será preciso se dedicar a dieta. De nada adianta fazer uso de suplementos sem investir na reeducação alimentar para eliminar calorias.

Agora me conte nos comentários o que você achou desse post e aproveite para ficar sempre de olho aqui no meu site…
Até a próxima.

Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.