Suplementos e Anabolizantes: Entenda as diferenças

Você é amante da atividade física, quer turbinar a sua alimentação para conseguir melhores resultados mais não sabe a diferença entre suplementos e anabolizantes? Não se preocupe, chegou ao lugar certo.

Na figura ao lado veja o infográfico com as diferenças.

Aqui nós vamos te dar todas as informações sobre o assunto para que você possa escolher o melhor produto para complementar a sua rotina de vida saudável.

O que são suplementos?

São substâncias suplementos-anabolizantesproduzidas quimicamente, porém utilizando como base ingredientes naturais, já encontradas nos alimentos como:

O grande objetivo do uso desses produtos é complementar a sua alimentação para prevenir ou tratar algum tipo de carência nutricional.

Também é muito utilizado pelos praticantes de atividade física intensa, para melhorar o desempenho durante a atividade e para suprir as necessidades nutricionais.

Quais são as formas que podemos encontrar os suplementos?

Encontram-se:

  • Na forma líquida;
  • Em barras;
  • Em pó;
  • Em gel.

Estes produtos quando usados da maneira correta trazem muitos benefícios para a sua saúde, já que tem composição semelhante ao dos alimentos.

Quais são os suplementos mais usados?

Os mais conhecidos e utilizados são:

  • Whey Protein;
  • BCAA´S;
  • Carboidratos (Maltodextrina e Dextrose);
  • Glutamina.

Não são utilizados somente para pessoas saudáveis. Algumas doenças pedem o uso de suplementos para melhoria da condição nutricional do paciente.

Por isso apesar de ter sua venda liberada o uso destes produtos deve ser orientado por médico e/ou nutricionista.

O que são os anabolizantes?

Os anabolizantes mais conhecidos como “bomba” são esteroides sintéticos (medicamentos) produzidos a partir do hormônio masculino testosterona.

São utilizados para tratar problemas de saúde relacionados ao hormônio sexual. Na medicina os anabolizantes são utilizados em casos de atrofia ou dificuldade muscular ou motora.

Como garantem resultados muito rápidos porque aumentam o crescimento de todos os tecidos do corpo, é comum o seu uso por praticantes de atividade física que querem ganhar músculos firmes em grandes em pouco tempo.

Porém o uso indiscriminado dos anabolizantes pode colocar a sua saúde em risco e causar vários efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais são atribuídos ao excesso de hormônio masculino que se transforma em estrógeno que é um hormônio feminino.

Qual o resultado? As características femininas são acentuadas no homem e as masculinas são acentuadas na mulher. Com isso a pessoa que utiliza os esteroides de forma errada, em grandes quantidades pode ter:

  • Alterações na voz, engrossando ou afinando a voz dependendo do sexo;
  • Redução na produção de esperma tornando-se impotente (no caso dos homens);
  • Acne;
  • Calvície;
  • Impotência sexual;
  • Insônia;
  • Crescimento de pelos;
  • Distúrbios menstruais;
  • Problemas nas articulações.

O uso inadequado desses produtos pode também levar a sobrecarga renal e do fígado, além do risco de infecções por muitas vezes a pessoa que utiliza auto injetar a substância.

Por isso é essencial que a prescrição tanto deanabolizantes seja feita pelo médico ou fisiologista, garantindo assim a prevenção da sua saúde.

E mais! O uso de esteroides para o esporte é proibido, ao contrário dos suplementos que tem o se uso e venda regulamentada pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Quais são as formas que podemos encontrar os anabolizantes?

Os esteroides podem ser encontrados na forma de:

  • Cremes;
  • Supositórios;
  • Cápsulas;
  • Na forma injetável.

Os tipos de anabolizantes mais usados:

Anavar (Oxandrolone):É ideal para quem quer aumentar a força e o ganho de massa muscular. Isso porque este medicamento aumenta os depósitos de fósforo creatina dentro das células.

É muito utilizado pelas mulheres por não oferecer muitos efeitos colaterais.

Androlicum Vister (Quimbolone): Este esteroide é indicado no tratamento dos sintomas da menopausa e para prevenir o envelhecimento precoce, já que tem ação contra os radicais livres. Se você está iniciado na prática da atividade física este anabolizante garante bons resultados.

Androxon (Undecato de testosterona): Apesar de ser um medicamento com pouca toxicidade para o fígado e para o fígado os fisiculturistas acostumados ao uso da substância comprovam que ela não traz grandes efeitos no ganho de massa muscular e força.

Deca– Durabolin (Decanoato de nandrolona): Este é um dos anabolizantes mais conhecidos principalmente entre os leigos.

É ideal para o ganho de massa muscular e no pré-treino, pois tem efeito na melhora do desempenho durante a atividade física. Além disso, previne os efeitos inflamatórios e dores após a atividade.

Veja o vídeo do Programa Bem Estar sobre este assunto:

Se este post te ajudou de alguma forma compartilhe, curta! Sua participação é sempre muito importante para nós.

Lembre-se, seja qual for a sua escolha priorize sempre a sua saúde e bem estar, utilize os suplementos e anabolizantes de forma consciente sempre com orientação médica e nutricional.

Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.