Vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para a nossa boa saúde, ela previne problemas no sangue e no cérebro e é fundamental na formação dos glóbulos vermelhos. Algumas das fontes desta vitamina são carnes, leite, ovos e produtos enriquecidos com esta vitamina como as vezes o leite de soja. Porem quando o consumo de vitamina b12 não é o necessário é indicado o consumo de suplementos, para saber mais sobre os suplementos de vitamina b12 leia este texto.

Vitamina-B12A vitamina B12 é essencial na função neurológica e também na síntese de ADN, quando um corpo não tem vitamina B12 em quantidades suficientes pode desenvolver anemia megaloblástica, problemas neurológicos como a perda de sensibilidade, a falta de concentração, depressão, problemas de memória, dificuldades para andar, fatiga crônica e até mesmo chegar a demência.

Alguns dos problemas neurológicos podem ser irreversíveis e os primeiros sintomas são a fadiga crônica, quando a pessoa já acorda cansada, a falta de sensibilidade nos membros, a dificuldade de concentração e perda de memória.

A falta de vitamina B12 num ser humano pode causar o aumento do risco das doenças cardíacas e dos problemas nos ossos. Uma criança com déficit desta vitamina pode apresentar atraso no crescimento, dificuldade em se desenvolver cognitivamente e regressão mental.

O uso de vitamina B12 tem se mostrado efetivamente bem em casos com pacientes de depressão.

A deficiência de vitamina B12 muitas vezes não é identificada, ou é tarde demais, isto porque os sintomas de sua deficiência demoram a aparecer. A anemia muitas vezes é mascarada pelo alto consumo de ácido fólico que faz com que os glóbulos sanguíneos continuem de tamanho normal. Muitas vezes quando identificada a deficiência o quadro já é um tanto grave e se faz necessário o uso de valores altos da vitamina no sangue e fazendo a suplementação.

Grupos de risco de deficiência de vitamina B12

Existem algumas pessoas que tem um maior risco de desenvolver deficiência de vitamina B12 e serem prejudicadas por isso, entre elas estão os idosos, que segundo os dados, até 30% deles tem deficiência na absorção da vitamina. Mulheres vegetarianas grávidas ou aquelas que estejam amamentando, também as crianças vegetarianas, veganos e vegetarianos que não encontre uma fonte confiável e suficiente para a suplementação da vitamina. Além destas pessoas também estão no grupo de risco são aquelas com problemas intestinais, doenças de metabolismo de vitaminas e aqueles que tiverem parte do seu estômago removido.

Quem deve usar suplemento de vitamina B12?

Alguns médicos defendem que muitas vezes a avaliação nutricional referente a B12 no hemograma não é completamente confiável, isto porque a quantidade considerada normal e saudável é a de 200 a 900 pg-/ml, mas para ser considerado um valor seguro o indivíduo deve ter seus valores acima de 490 pg/ml, todos os valores abaixo deste já devem ser considerados como deficiência de vitamina B12 e neste caso, deve ser realizada a suplementação.

Para um melhor diagnostico e tratamento é aconselhável procurar um médico e então um nutricionista para perceber onde está o problema e como o resolves da melhor maneira. Se a pessoa é vegetariana ou vegana e não está ingerindo a quantidade diária Necessária deve também fazer a suplementação em doses diárias de 10 ug a 100 ug, ou então de 2000 ug por semana, como forma de prevenir doenças causadas pela deficiência da vitamina B12.
Recomenda-se também que os indivíduos com mais de 50 anos realizem a suplementação ou então aumentem seu consumo de produtos fortificados com a vitamina.

Portanto, se alguém se apresenta dentro dos grupos de riscos deve buscar fazer os exames e saber se tem ou não esta deficiência para então tratá-la, visto que a falta de vitamina B12 pode causar muitos problemas.

Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.