Vitaminas. Para Que Servem? Benefícios E Malefícios.

As vitaminas são nutrientes orgânicos fundamentais para o bem estar físico e mental. Elas trazem benefícios, mas em consumo equivocado elas podem também provocar malefícios (efeitos colaterais) e é disso que iremos tratar neste artigo.

VitaminasPara que servem as vitaminas?

As vitaminas são fundamentais para o crescimento, para a recuperação de saúde, a regeneração de órgãos (como pele) e várias outras coisas no devido funcionamento do corpo humano. Cada vitamina tem seus próprios benefícios e é importante levar uma dieta balanceada que inclua todas no seu dia a dia.

Benefícios das vitaminas e onde encontra-las

Vamos ao ponto do artigo, os benefícios de cada vitamina, bem como os alimentos a serem consumidos para adquiri-las;

Vitamina A: Traz benefícios para a visão e para o sistema imunológico, bem como é necessária para a manutenção da pele. São encontradas em alimentos como fígado, cenoura, manga, ovos, couve, mamão, tomate, abóbora e etc.

Vitamina B12: Esta ligada ao metabolismo, a medula óssea e o tecido nervoso. Sua falta pode causar anemia e outros problemas sérios. Pode ser encontrado em fígado, ostras, coração, caranguejo, truta e outros alimentos.

Vitamina C: É antioxidante e fundamental para o sistema imunológico. Essa com certeza é indicada para aqueles que sofrem de gripes e resfriados. Podemos encontra-la no limão, na laranja, na manga, na goiaba, no kiwi, no morango e em diversas outras frutas muito consumidas pelas pessoas.

Vitamina D: Protege os ossos e o coração, é muito indicada para mulheres grávidas. Uma recente pesquisa feita nos EUA indicou que a falta de vitamina D aumenta quase em duas vezes o risco de um homem sofrer um ataque cardíaco. Onde encontrar? No leite e seus derivados, no salmão, na sardinha e na gema de ovo, entre outros.

Vitamina E: É antioxidante e fundamental no envelhecimento, na prevenção do câncer e em várias outras coisas. Alguns alimentos são ricos em vitamina E, entre eles destacamos o amendoim, a avelã, a castanha-do-pará, a amêndoa e a semente de girassol.

A falta de vitaminas (Vitaminose)

Os benefícios do consumo de vitaminas são inúmeros, por outro lado, os malefícios da deficiência de uma vitamina também são. Algumas doenças são causadas pela falta de vitaminas, como a cegueira noturna, a anemia, distúrbios metabólicos e raquitismo, entre outras.

Alguns sintomas comuns da falta de uma vitamina são o sono diurno, a pele seca ou áspera, a descamação da pele, a irritabilidade (típica de falta de vitaminas do complexo B), a deficiência digestiva, o cansaço sem ter realizado muito esforço ou muitas atividades, entre outros.

Muitos dos sintomas citados acima são considerados comuns pelas pessoas e elas colocam a culpa no estresse cotidiano, no trabalho pesado, na falta de tempo para descanso e em outras coisas que nem sempre são de fato culpadas. Caso você sinta algum destes sintomas, procure observar melhor sua alimentação, talvez você tenha uma surpresa ao mudar um pouco o seu cardápio.

Os malefícios de uma vitamina

A melhor maneira de se manter saudável é ingerindo alimentos variados, porém, para aqueles que estão com deficiência de alguma vitamina um suplemento vitamínico pode vir a calhar.

No entanto, vitaminas em excesso por causa de suplementos podem fazer mal a saúde. Um nutriente em doses exageradas tem até mesmo a capacidade de alterar o eixo bioquímico e isso é tão prejudicial quanto à falta de vitaminas.

Provavelmente você já ouviu falar que “uma substancia pode ser remédio ou veneno, o que muda é a quantia ingerida”, isso também serve para as vitaminas, portanto, siga orientações médicas para o consumo ideal e lembre-se que a melhor forma de adquirir vitaminas para o corpo é através de uma alimentação balanceada, em outras palavras, um prato colorido nas refeições.

Anotou tudo aí? Agora você já pode começar a fazer escolhas alimentares melhores.
Me conte nos comentários o que você achou desse post e fique de olho para muito mais.
Até a próxima.

Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.

    Baixe GRÁTIS o Ebook “As 7 Técnicas Para Transformar o Seu Corpo.”

    Quando você colocar seu email no campo abaixo, eu vou te enviar este fantástico ebook e você vai aprender as 7 técnicas infalíveis que farão você mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável.

    Seus dados nunca serão enviados a terceiros.